Evento estimula interação entre estudantes e escritoras da rede municipal de ensino do Recife

Atividade realizada na Escola de Formação Paulo Freire promoveu o diálogo entre alunos e autoras, incluindo também atividades culturais e de contação de histórias. Foto: Antônio Tenório/PCR

Cerca de 70 estudantes de escolas municipais do Recife tiveram, nesta terça-feira (30), uma tarde repleta de aprendizado e diversão. O evento "Conversa ao Pé do Livro”, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL), promoveu o diálogo entre os alunos e cinco escritoras que são professoras da rede municipal de ensino, além de realizar atividades culturais e de contação de histórias. O encontro aconteceu na Escola de Formação Paulo Freire, na Madalena, reunindo crianças das Escolas Municipais do Coque e Novo Pina.

De acordo com a coordenadora do PMBFL, Ivana Cavalcanti, o evento teve o objetivo de colocar os estudantes em contato com cada escritora. "Foi um momento muito rico, em que os alunos puderam saber mais sobre os livros e a biografia das autoras. As obras foram trabalhadas em sala de aula, previamente, para facilitar a interação", afirma. De acordo com ela, diminuir a distância entre estudante e autor é uma forma de mostrar às crianças que elas também podem criar seus próprios livros.

As professoras e escritoras Thelma Regina Linhares, Érica Montenegro, Mônica Santos, Teresa Esteves e Eloísia Serafim conversaram com os estudantes e falaram sobre seus livros. "Sempre fui apaixonada por histórias e comecei a escrever há 23 anos, quando me tornei mãe. Meus filhos foram a fonte inspiradora; eu inventava histórias junto com eles. Aí surgiu a ideia de lançar o primeiro livro. Cada um de vocês é um escritor em potencial, basta ler cada vez mais", incentivou Teresa Esteves.

"Comecei a escrever sem pretensão nenhuma, aos 40 anos, publicando os textos inicialmente num site, o Usina de Letras. Em 2010, surgiu a chance de publicar meu primeiro livro, chamado 'Imagens de Infância e Outros Poemas', com 20 textos", acrescenta a escritora Thelma Regina Linhares.

As contadoras de histórias Ariane Ravelle, Bernadete Rosita e Bárbara Virgínia Tibolino também participaram da atividade. A estudante Maria Júlia do Nascimento, do 3º ano da Escola Municipal do Coque, gosta muito de ler e cita como obra preferida o livro "O Caracol", de sua professora Érica Montenegro. "Já escrevi uma história minha e um dia quero lançar um livro", diz. Ao final, estudantes da Escola Municipal Solano Trindade, realizaram uma apresentação de bumba meu boi.

PROLER - Outra iniciativa de incentivo à leitura desenvolvida pela Secretaria de Educação é o Programa de Letramento do Recife (ProLer), que estimula os alunos do Ensino Fundamental a serem autores de textos literários. Os estudantes leem livros paradidáticos e, depois, têm a oportunidade de contar e recontar as histórias, para que comecem a trilhar os caminhos da autoria. No fim do ano letivo, os melhores textos são publicados. Em 2015, a Secretaria de Educação do Recife lançou dez livros com histórias produzidas e desenhadas pelos alunos.