Estudantes da rede municipal do Recife vão aprender brincando com a Olimpíada de Jogos Digitais

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A plataforma digital de aprendizagem vai beneficiar 12 mil alunos do 6º ao 9º ano matriculados nas 36 escolas municipais de Anos Finais. Foto: Antônio Tenório/PCR

A Prefeitura do Recife lançou, na tarde desta quarta-feira (3), a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) - plataforma digital de aprendizagem que começou a ser utilizada com os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal do Recife. Através de jogos eletrônicos desenvolvidos pela empresa pernambucana Joy Street, a OJE trabalha conteúdos das disciplinas escolares de forma lúdica para desenvolver habilidades dos alunos e, assim, melhorar o desempenho escolar. O lançamento aconteceu na Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Nadir Colaço, na Macaxeira.

A Olimpíada de Jogos Digitais vai beneficiar os cerca de 12 mil estudantes do 6º ao 9º ano matriculados nas 36 escolas municipais de Anos Finais, sendo cerca de 400 deles alunos da Nadir Colaço. Alguns alunos foram escolhidos para usar os tablets da Secretaria de Educação do Recife para participar do torneio inaugural na tarde desta quarta, que foi marcada pelos gritos de guerra das torcidas.

O objetivo dos games é, com a ajuda dos professores, trabalhar os conteúdos das disciplinas escolares de forma multidisciplinar e lúdica, para que os estudantes aprendam se divertindo, numa linguagem mais próxima da realidade dos jovens. Os desafios online, que podem ser respondidos individualmente ou em times, também devem ajudar a integrar e engajar os estudantes.

O diretor-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais, aposta no sucesso da plataforma porque a interface da OJE é semelhante ao que os alunos já estão acostumados a jogar no dia a dia. “Os games vão estimular os estudantes a jogar até mesmo fora do horário das aulas, em casa ou em qualquer outro lugar. Eles vão aprender de forma lúdica e ficarão motivados a jogar cada vez mais”, afirmou o gestor. Segundo ele, depois dos torneios dentro das escolas, a Secretaria promoverá uma disputa final entre os campeões de todas as 36 unidades de ensino de Anos Finais.

De acordo com o executivo-chefe da Joy Street, Fred Vasconcelos, a plataforma pernambucana é utilizada em cerca de cinco mil escolas do Brasil, atingindo mais de 150 mil alunos. “A OJEutiliza os conteúdos dos livros didáticos de português, matemática, ciências, língua estrangeira e das demais disciplinas escolares de forma lúdica, através da gameficação e da mecânica clássica de videogame. O foco das olimpíadas é a aprendizagem, e isso fica mais fácil com o engajamento proporcionado pelo formato divertido da gincana, que inclui o ambiente de torcida dos colegas. Esperamos que os professores encarem essa plataforma como aliada e que usem os jogos em sala para fisgar o interesse dos estudantes”, afirmou Fred Vasconcelos, que é opioneiro na indústria de jogos eletrônicos no Brasil e no uso de seus conceitos em educação.

A campeã do torneio inaugural foi a estudante Jamile Alves, 14 anos, do 9º ano da Nadri Colaço. “Só ler os livros e assistir às aulas é muito chato. Desse jeito é mais legal aprender, achei maravilhoso. Os jogos de hoje tinham principalmente conteúdos de matemática, português e inglês. Aprendi muitas coisas que eu não sabia. Prestando atenção e lendo direitinho, não é difícil. Vou jogar em casa para treinar”.

Os desafios e enigmas podem ser respondidos individualmente ou em times de quatro a seis alunos. Cada equipe tem que ter um professor tutor. A plataforma monitora automaticamente o desempenho dos estudantes, para que os docentes possam trabalhar os temas que os alunos têm mais dificuldade. Para apoiar os estudantes na gincana virtual colaborativa, os docentes e gestores da rede municipal também podem se inscrever na plataforma através do site www.recife.oje.inf.br. O professor Gabriel Souza, da Nadir Colaço, já se cadastrou na plataforma e achou fácil de utilizar. “Achei maravilhoso. Tenho certeza que os jogos vão colaborar com o meu trabalho, me ajudando a prender a atenção dos alunos”.