Estudantes da Rede Municipal do Recife se destacam na 18ª edição da OBMEP

imagem de Guilherme Vila Nova
Cerimônia de premiação aconteceu esta semana na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire; etapa regional premiou estudantes das redes municipal, estadual e privada. Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (1º), estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife participaram da cerimônia de premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), um evento que reconhece e celebra o talento e a dedicação dos estudantes com a matemática. O evento promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com a Coordenação Regional da OBMEP, foi realizado na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena, e premiou com medalhas de ouro, prata e bronze os destaques nas etapas nacional e regional, reconhecendo os estudantes das escolas públicas e privadas que obtiveram os melhores desempenhos na competição. 

Além dos medalhistas, outros estudantes da Rede Municipal do Recife receberam menção honrosa pela participação no certame. “Nós, que fazemos a educação do Recife, reconhecemos a importância de valorizar e reconhecer nossos estudantes. Acolhemos este evento com o intuito de não apenas premiar, mas também de incentivar o conhecimento, fortalecer a confiança dos alunos em suas capacidades e mostrar que o esforço acadêmico é sempre recompensado. Esta cerimônia representa nosso compromisso contínuo com a excelência educacional e a promoção de oportunidades iguais para todos”, disse Neuza Pontes, gerente geral de Educação Integral da Secretaria de Educação do Recife. 

O estudante Eduardo Tavares de Lima, da Escola Municipal da Iputinga, expressou sua alegria e satisfação ao receber a medalha de ouro. “Estou muito feliz em receber esta medalha de ouro, é um momento especial e um reconhecimento importante para todo o nosso esforço. É fundamental abrir mão de algumas coisas agora para que, no futuro, possamos alcançar algo melhor. Receber este reconhecimento hoje é muito especial para mim”, declarou o jovem.

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, esteve presente na premiação e destacou a importância do evento. "É um momento muito especial fazer essa entrega. Este é apenas o culminar de um processo que envolve todos os estudantes e representa um momento significativo para todos. O mais bonito é ver a grande mobilização das escolas em fortalecer o ensino da matemática. As medalhas são, sem dúvida, importantes, mas o verdadeiro prêmio é o reconhecimento e a participação de cada um de vocês, o empenho de todos. Isso é o que realmente valoriza a educação," disse. 

A cerimônia da OBMEP é um momento de celebração e reconhecimento do esforço e dedicação de todos os envolvidos no processo educativo. É uma oportunidade para destacar a importância da matemática no desenvolvimento intelectual dos estudantes e para incentivar a continuidade do aprendizado e da busca pelo conhecimento. Com a realização deste evento, a cidade de Recife se torna, mais uma vez, um polo de promoção da educação e do talento matemático no Brasil.

O professor Vicente Francisco, coordenador regional da OBMEP, falou sobre a importância desse momento. "A premiação da OBMEP é um reconhecimento do talento e dedicação dos nossos jovens, incentivando o amor pela matemática e promovendo a inclusão educacional. Ver a determinação e o esforço de cada estudante é inspirador, mostrando que, juntos, estamos construindo um futuro melhor. Cada medalha é um símbolo de conquista e esperança para a educação no Brasil", ressaltou.