Estudantes da rede municipal do Recife embarcam rumo ao sonho de conquistar a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

imagem de flavia
Alunos representam cinco das seis vagas de Pernambuco para a categoria Rescue nos níveis 1 e 2.Foto: Irandir Souza/PCR

Um misto de empolgação e alegria tomou conta das dependências da Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação (DETEC), na Soledade, no final da manhã de hoje (terça, 6 de novembro). Lá foi o ponto de partida para o sonho de conquistar a Olimpíada Brasileira de Robótica, na qual a rede de educação participa nas categorias Rescue (níveis 1 e 2), Mostra Nacional de Robótica e Latin American Robotics Competition (LARC). No total, a cidade do Recife enviou sete equipes, 25 estudantes, 13 professores e mais três técnicos para a competição, que acontece até a próxima sexta-feira (9), em João Pessoa.

 

Na categoria Rescue, Pernambuco obteve direito a cinco das seis vagas de Pernambuco para disputar o nacional e, na categoria, a rede municipal de ensino leva 14 estudantes de cinco times nos níveis 1 e 2, na qual o desafio é construir e programar um robô que simule o resgate a vítimas. No total, há 100 equipes brasileiras na disputa pelo título da OBR na categoria Rescue, que credita as equipes vencedoras para participar do campeonato mundial da categoria em 2019, que irá acontecer em Sidney, Austrália.

 

Para o estudante Fábio da Silva (13 anos), estudante da Escola Municipal Padre Antônio Henrique e integrante da equipe DMC Evolution, conseguir a vaga para conhecer o país da Oceania é a meta. “Nosso robô vem caminhando bem, e, se Deus quiser, chegaremos à Austrália”, vibrou o jovem. No ano passado, Fábio também esteve entre as equipes que disputaram uma vaga durante a OBR, que aconteceu em Curitiba. “Foi minha primeira viagem para fora de Pernambuco. E foi a robótica quem me levou”, ressalta o jovem, que já faz planos para estudar Engenharia da Computação.

 

Referência nacional na área de robótica na escola, a rede municipal de ensino do Recife foi representante da delegação brasileira nas edições da Robocup em 2016 e 2017, quando participou dos campeonatos na Alemanha e no Japão, respectivamente, e ficou entre os dez melhores do mundo, deixando para trás potências como Estados Unidos, Alemanha, Itália, Rússia, Canadá e Estados Unidos. Em 2017, a OBR contou com 142 mil participantes em diversas etapas.

No Nível 1 a rede municipal levará as equipes DMC Evolution (Escola Municipal Padre Henrique, Derby) e Destruidores (Escola Municipal Paulo VI, Beberibee a Fire Robot (Escola Muncipal Hugo Gerdau, (San Martin) . Já no Nível 2, as equipes que irão representar o Recife são a The Hackers (UTEC Nóbrega, Boa Vista) e a Eagles Robotics (Utec Gregório Bezerra, Várzea). No total, a rede municipal de ensino disputou a seletiva regional com 86 equipes e mais de 300 estudantes de 34 unidades de ensino. A rede também parti

 

LARC e Mostra Nacional de Robótica também são destaque – apesar de referência na categoria Rescue, a rede também participa com outras duas equipes, sendo uma na Mostra Nacional de Robótica, com um protótipo de Eco Barco, originário de um trabalho realizado na UTEC Sítio Trindade, além de uma equipe na disputa na categoria Latin American Robotics Competition com a equipe Frevobótica, composta por jovens da Escola Municipal Mário Melo na qual associam a construção de um robô que irá dançar ao som de frevo com metarreciclagem.

 

Rede Municipal de Ensino do Recife na OBR 2018

Equipes: 7

Professores: 13

Estudantes: 25

Técnicos: 3

 

Equipes participantes

Categoria Rescue - Nível 1

DMC Evolution

Escola Municipal Padre Henrique

Professora Multiplicadora: Denise

Estudantes: Fábio da Silva Santos e Gabriel Santos da Silva

Destruidores

Escola  Municipal Paulo VI

Professor: Ricardo de Area

Professora Multiplicadora: Fernanda Sá Barreto

Estudantes: Cauã Kleber e Ronaldo Gabriel

3º Fire Robot

Escola Municipal Hugo Gerdau

Professora Multiplicadora: Celly Negromonte

Estudantes: Edson Cristiano, Apolo Cesar da Silva, Caua Victor Izidoro da Silva e Vagner Alersio

Categoria Rescue - Nível 2

The Hackers

UTEC Nóbrega

Professor: Jadson Amorim (coordenador da robótica)

Estudantes: Silvestre Lima, Steven Seagal, Ítalo Amaury e Taylor Felipe

Eagles Robotics

Utec Gregório Bezerra

Professora: Maria Mércia Botelho

Estudantes: Ryan Vinícius (17), Lucas Vinícius (18) , Estevão Pereira (17) e Artur Miranda (17)

 

Categoria – Mostra Nacional de Robótica

Utec Sítio Trindade - Eco Barco

Professor - Priscilla Dutra

Estagiários/Técnico - José Rodrigo

Estudantes - José Rodrigo

 

Categoria Latin American Robotics Competition (LARC)

Escola Municipal Mário Melo – Frevobótica (robô construído a partir de metarreciclagem que irá executar passos de frevo)

Estagiários/Técnico – Isaias Francisco da Silva

Professor - Suely Bezerra e Adegundes Maciel

Estudantes - Flávio Sérgio, Kelvin Dias, Maria Carolina, Gabriel Oliveira e Thiago Vinícius