Estudantes com melhores projetos apresentados na FECON são premiados na culminância do evento

imagem de Guilherme Vila Nova
Feira de conhecimentos contou com a participação de mais de 750 alunos e 420 professores das escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade. Foto: Paulo Melo/PCR

Nesta quinta-feira (14), o pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco foi palco de muita festa com a premiação da FECON. O evento, que reuniu mais de 750 alunos e 420 professores das escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade, foi realizado entre os dias 12 e 13 de dezembro e contou com a exposição de cerca de 250 projetos desenvolvidos em sala de aula retratando temas como sustentabilidade, bullying, tecnologia, nutrição e saúde mental.

 

A premiação foi dividida em três categorias, sendo elas: Iniciação à pesquisa, Divulgação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Dentro das categorias, os trabalhos são divididos entre as modalidades Educação Infantil (IV e V), 1º, 2º e 3ºs anos (Módulo 3 - EJA, Correção de Fluxo/Alfabetização), 4º e 5ºs anos (Módulo 3 - EJA, Correção de Fluxo/Aceleração - 4º e 5ºs anos), 6º e 7ºs anos (Módulo 4- EJA), 8º e 9ºs anos (Módulo 5 - EJA, Correção de Fluxo/Travessia) e UTECs e Laboratórios. 

Destaque para a Escola Municipal dos Coelhos, que levou medalha de ouro na categoria Iniciação à Pesquisa na modalidade 1º, 2º e 3ºs anos, com o trabalho “Praia da Boa Viagem, Nossa Princesinha do Mar. Vamos Cuidar?”, e medalha de bronze na modalidade 4º e 5ºs anos, com a exposição “Pilha no Lixo Consciente: Jogue Pilha no Latão e Não no Chão.”

“Muito emocionante. É a primeira vez que participamos do evento e já garantir duas premiações para a escola é espetacular. Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo. Foi um trabalho árduo, mas é gratificante esse retorno. A motivação é ainda maior para continuarmos trabalhando esses projetos dentro da escola e conduzindo nossos estudantes”, comemorou a professora Ana Cristina dos Santos. 

Ivanildo Luís, Gerente Geral de Anos Finais da Rede Municipal do Recife, celebrou a retomada da FECON após um hiato por conta da pandemia. “É a retomada do processo de letramento científico da Rede. Hoje fazemos essa celebração, mas esse é um projeto que começa em março e estimulamos cada escola a desenvolver dentro da metodologia científica os seus projetos.A ideia é que cada trabalho tenha a sua essência e pesquisa, com um jeito diferente de ensinar e aprender”, destacou.

“O que a gente está vendo aqui é só uma parte dos trabalhos e projetos que as escolas e os professores desenvolvem o ano todo no dia a dia escolar. É um trabalho muito importante de todos. A premiação é só para estabelecer os destaques, mas o extraordinário é o fato de todos estarem trabalhando e pesquisando muito durante todo o ano letivo”, celebrou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

Clique aqui e confira a lista completa dos premiados de cada categoria.

 
Fotos: Paulo Melo/PCR