Escolas da Rede Municipal do Recife celebram avanços no Primeiras Letras, Idepe e Ideb no prêmio “Destaques da Educação 2024”

imagem de Guilherme Vila Nova
Solenidade reuniu gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos; evento reconheceu também escolas e creches com o troféu “Escolas mais Sustentáveis”. Fotos: Paulo Melo/PCR

Educação de qualidade se constrói com compromisso, e o Prêmio Destaques da Educação celebra as escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife que estão transformando este compromisso em grandes resultados. A edição de 2024 reconheceu e premiou mais de 100 unidades que apresentaram os melhores desempenhos no Primeiras Letras, programa de alfabetização na idade certa, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira (10), reunindo cerca de 800 gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos da rede.

Promovida pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, a iniciativa tem como foco principal ressaltar o trabalho realizado por todos os profissionais que se empenham todos os dias para tornar a Rede Municipal de Ensino do Recife cada vez mais forte e atrativa, fazendo com que seja uma referência para outras redes. 

Entre os premiados da noite, a Escola Municipal Octávio de Meira Lins, do Vasco da Gama, se destacou por apresentar um crescimento de 10,6% no Ideb 2023 - Escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental. "Sou imensamente grato a toda a equipe da escola, especialmente aos professores, que se dedicaram com tanto empenho. Esse prêmio nos mostra que todo o esforço vale a pena. Confesso que não esperava por essa conquista, estar entre os três primeiros lugares, e foi uma enorme emoção para mim. Como gestor desta instituição, há 12 anos, estou profundamente emocionado e orgulhoso de todo o trabalho realizado”, disse Maurílio Lins. 

Na categoria Ideb 2023 - Escolas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a Escola Municipal Capela de Santo Antônio, do bairro da Imbiribeira, foi coroada por crescer 35,7%. A equipe da unidade comemorou o reconhecimento como resultado de uma gestão pedagógica eficiente. “Este prêmio tem um significado enorme para nós. Eu e a nossa vice, Neide Torres, estamos no comando da escola há dez anos, e sempre foi uma jornada desafiadora, porém muito recompensadora. Atuar em uma comunidade que apresenta dificuldades, mas também muitas conquistas, torna esse reconhecimento ainda mais especial. É um resultado que buscamos há muito tempo, não pela premiação em si, mas pelo impacto positivo na aprendizagem”, falou a gestora Walkíria Rejane. 

A solenidade premiou também as escolas que mais se destacaram no Idepe 2023, apresentando os maiores crescimentos e os melhores resultados. Com média 8,96 na categoria Escolas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a Escola Municipal Dom Hélder Câmara, do Espinheiro, recebeu com muita alegria e entusiasmo a certificação das mãos do secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. “Foi extremamente gratificante. Primeiro, quero agradecer à equipe gestora da escola e, principalmente, aos nossos professores, que são fundamentais. Sem eles, essa conquista e esse avanço não seriam possíveis. Nosso trabalho é muito colaborativo, com uma gestão baseada em parceria constante entre a equipe gestora e os professores, e vice-versa. Além disso, temos um foco forte na mudança de atenção. Enquanto o professor não assume seu papel de garantir que o estudante aprenda, não conseguiremos avançar”, pontuou a gestora Isabella Sachelli. A escola também foi a que mais cresceu no Idepe 2023 - 68,2% - fazendo a dobradinha na categoria. 

Em uma noite de celebração, o Prêmio Destaques da Educação 2024 apresentou ainda os avanços das unidades educacionais no Programa Primeiras Letras, que tem como objetivo garantir a alfabetização das crianças na idade certa. O programa atua de forma integrada, acompanhando o desenvolvimento dos estudantes até os sete anos de idade, além de realizar formação de professores e distribuição de material pedagógico complementar, assegurando que cada criança tenha o apoio necessário para se apropriar da leitura e da escrita de maneira eficaz. Ao todo, o Primeiras Letras homenageou 20 escolas, sendo as três com os melhores resultados na alfabetização premiadas com R$80 mil e as três que apresentaram maior crescimento, premiadas com R$60 mil. 

Entre as escolas homenageadas, a Escola Municipal Anita Paes Barreto obteve o melhor desempenho no programa e destacou-se pelo trabalho focado na alfabetização. "Este prêmio é o reconhecimento de um esforço coletivo que desempenhamos ao longo de muitos anos. Reunimos a equipe e pontuamos que, se chegássemos ao segundo lugar, poderíamos alcançar o primeiro. Intensificamos o nosso trabalho, focamos em projetos e reforçamos as estratégias em sala de aula, tanto com os estudantes neuro divergentes quanto com os que melhoraram de reagrupamento para acelerar o processo de alfabetização. Utilizamos os recursos da rede, como os cadernos de alfabetização, e o resultado veio como fruto desse compromisso conjunto", comentou a gestora Sandra de Oliveira. 

Durante a cerimônia de premiação, o secretário Fred Amancio destacou a importância do trabalho coletivo na construção de uma educação pública de qualidade e o impacto positivo das escolas homenageadas no desenvolvimento da cidade. Em sua fala, ele ressaltou a relevância dos resultados alcançados e o compromisso da rede municipal em continuar avançando. "Este é um ano especial, repleto de conquistas e avanços importantes para a nossa educação. O prêmio é mais do que um reconhecimento, ele celebra o trabalho coletivo de nossas escolas, pois sabemos que grandes resultados só são alcançados com uma equipe forte, dedicada e comprometida com o ensino de qualidade. A união entre gestores, professores, funcionários e estudantes foi fundamental para atingirmos esse marco, beneficiando diretamente 106 mil estudantes. Estou extremamente feliz e orgulhoso com os resultados, e confiante de que estamos no caminho certo para continuar”, arrematou. 

PRÊMIO ESCOLAS MAIS SUSTENTÁVEIS - O Prêmio Destaques da Educação 2024 trouxe ainda a certificação das escolas e creches que se destacaram na redução de consumo de água e energia, recebendo o troféu “Escolas + Sustentáveis”. Essa iniciativa, resultado de uma parceria com a Foz Sustentável, reconhece o esforço de 10 instituições que adotaram práticas sustentáveis em seu dia a dia, contribuindo para a preservação ambiental e a conscientização de alunos e comunidade. 

A solenidade foi um momento de celebração para toda a Rede Municipal do Recife, fortalecendo a motivação de todos os profissionais que, diariamente, fazem da educação um pilar essencial para o desenvolvimento social da cidade.

Confira aqui os Destaques da Educação 2024