Ações da Secretaria de Educação do Recife movimentam programação do Rec’n Play 2024

imagem de Guilherme Vila Nova
Atividades coordenadas pelas Secretarias Executivas de Projetos, Tecnologia e Inovação e Primeira Infância são gratuitas e seguem até o dia 8 de novembro. Foto: Kleyvson Santos / PCR

Foi dada a largada no Rec’n Play 2024, um dos maiores e mais importantes eventos de tecnologia, inovação e criatividade do Brasil. Nesta quarta-feira (6), às ruas do Recife Antigo ficaram tomadas por jovens amantes da tecnologia.  Com o tema "O Futuro Nos Conecta", o evento destaca-se por trazer à tona discussões essenciais sobre como a tecnologia e a inovação podem transformar a sociedade, a educação e o cotidiano. Para movimentar a programação, a Secretaria de Educação do Recife, por meio das executivas de Projetos, Tecnologia e Inovação (SEPTI) e Primeira Infância (SEPIN), preparou uma série de atividades e mesas redondas. As ações são gratuitas e seguem até o dia 8 de novembro.

Sob a coordenação da Secretaria Executiva da Primeira Infância, as ações voltadas para as crianças de 4 e 5 anos estarão concentradas no Laboratório Itinerante de Formação da Primeira Infância. A programação realizada em parceria com a MindLab e a Secretaria Executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação inclui experiências tecnológicas adaptadas para a faixa etária, como introdução à programação e robótica e jogos educativos.
 

Na manhã desta quarta, no caminhão estacionado na Rua do Observatório, o público presente participou de duas oficinas. A primeira, em parceria com o projeto Menteinovadora, do MindLab, os estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife trabalharam com os jogos TIC TAC TO e Onde está o Tobi. Ambos estimulam o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico e socioemocional. “Nossa metodologia estimula tanto o desenvolvimento do raciocínio lógico quanto o sócio emocional, integrando essas habilidades à rotina da educação infantil, incentivando o compartilhamento, a superação de desafios e o trabalho em equipe. Com esse incentivo nas escolas, estamos preparando os alunos para a vida”, enfatizou Marisa Augusta, representante Executiva Nordeste Mind Lab Brasil.

 

O segundo momento, ofertado pela SEPTI, trouxe a oficina “O caminho do robô - seguindo as pistas”, tendo como eixo central a introdução ao pensamento computacional de forma concreta e interativa ensina as crianças a seguir passos organizados, mostrando a importância de sequências e instruções para alcançar objetivos.
 

“A SEPTI participa mais uma vez do Rec'n Play com uma programação diversa, destinada a toda a população, incluindo crianças, adolescentes e adultos. Neste ano, temos atividades focadas no pensamento computacional, voltadas para a primeira infância. A própria BNCC de Computação já prevê o estímulo ao pensamento computacional desde a educação infantil, e é com materiais adequados para essa faixa etária e uma proposta didático-metodológica diferenciada que estamos oferecendo essas oficinas aos estudantes da educação infantil”, pontuou Marcelo Dantas, gerente geral de Inovação na Educação.

 

Para os adultos, a SEPIN programou mesas redondas diárias, das 15h às 17h, abordando temas centrais sobre o impacto da tecnologia na infância. Os debates incluem tópicos como o efeito das mudanças climáticas na vida das crianças; a participação infantil mediada por inteligência artificial; e a relação entre tecnologia e primeira infância. Essas discussões vão reunir especialistas que possuem uma visão crítica e construtiva sobre a criação de ambientes mais saudáveis e inclusivos para as próximas gerações.

 

A auxiliar de sala, Paula Fontes, acompanhou os estudantes e ficou encantada com as atividades propostas. “É um trabalho fundamental para nossas crianças na primeira infância. Aqui, está sendo promovido o aprendizado de forma lúdica, unindo ensino e brincadeira. As atividades vão além dos conteúdos, elas introduzem conceitos como acolhimento, a importância de compartilhar, esperar a vez e conviver em grupo. Esses aspectos são especialmente valiosos para crianças de 5 a 6 anos, que estão em uma fase crucial de desenvolvimento”, disse. 

 

“É um grande orgulho para nós participar e trazer diversas possibilidades tecnológicas para o laboratório de formação da primeira infância. Nossas oficinas apresentam a tecnologia como uma ferramenta educativa, e as mesas redondas abordam temas importantes para construirmos uma cidade cada vez mais inclusiva e colaborativa, utilizando recursos tecnológicos para alcançar esse objetivo”, destacou a secretária Executiva da Primeira Infância, Luciana Lima.