Educação e Bem-Estar: evento de formação continuada Foca em Autocuidado dos Professores do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Encontro reuniu profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado. Fotos: Kleyvson Santos /PCR

Nesta segunda-feira (11), a Escola de Formação dos Educadores do Recife (EFER) foi palco de um importante evento com o tema “O autocuidado como estratégia de vida e bem-estar no trabalho”. Com foco na promoção da saúde integral e na qualidade de vida, a iniciativa faz parte do Programa Bem-Estar na Educação e tem como objetivo fortalecer a formação continuada de profissionais da educação. Este encontro reuniu os profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado. 

O evento buscou incentivar práticas simples de autocuidado como caminhadas, por exemplo, que podem ser incorporadas ao dia a dia. Ao estimular hábitos, a intenção é reduzir o sedentarismo e melhorar o bem-estar físico e mental dos educadores, fortalecendo a saúde integral e o desempenho profissional. A valorização do autocuidado é vista como um meio essencial para criar um ambiente de trabalho mais positivo.

“Estamos oferecendo um momento de cuidado emocional para os professores de Atendimento Educacional Especializado, que diariamente enfrentam grandes desafios ao trabalhar com crianças com necessidades especiais. O objetivo é proporcionar a esses profissionais, que se dedicam intensamente, um espaço para relaxar, sorrir e se reconectar consigo mesmos, ajudando-os a seguir sua missão com mais equilíbrio e energia”, explicou Maria Costa, gerente Geral de Atenção ao Servidor.

Na ocasião os profissionais participaram de palestras com Rodrigo Lima, escritor, pós graduando em neurociência, psicologia da felicidade e mindfulness, sobre “O verdadeiro poder do sorriso”, e com Fernanita Martins, psicóloga, especialista em habilidades sócio emocionais e professora de graduação e pó-graduação. Martins conversou com o público sobre “Como ser racional em momentos de crise”. Além das palestras, também foram realizadas giinática laboral, meditação e mágica.

“É realmente muito bom estar aqui, a gente precisa, acima de tudo, desse acolhimento. É fundamental parar para nos ouvir, para nos sentir, para tentar compreender o que está acontecendo conosco. E, claro, é essencial cuidar de nós mesmos. Cuidar de si é algo que todos precisamos, não só fisicamente, mas também emocionalmente”, disse a professora da Escola Municipal do Tempo Integral Hospitalar Semear, Silene Cabral.

A Secretária Executiva de Gestão Pedagógica, Ana Selva, trouxe uma visão importante sobre os desafios enfrentados no cotidiano escolar e a importância do cuidado e da integração entre todos os envolvidos no processo educativo. “Estou muito feliz em realizar este encontro, pois sabemos que os desafios na educação são grandes para todos, mas especialmente para quem trabalha com crianças com deficiências. Esses profissionais precisam se reinventar constantemente, estudando e integrando seu trabalho com professores, apoio, gestão, famílias e alunos, para que possamos enfrentar juntos as dificuldades e fazer a diferença”, destacou.