Competição imersiva movimenta segundo aulão do Recife no Mundo

imagem de Guilherme Vila Nova
Encontro aconteceu na Concha Acústica da UFPE e contou com estudantes de cerca de 40 escolas que participam do programa de intercâmbio / Foto: Paulo Melo/PCR

A Secretaria de Educação do Recife promoveu, neste sábado (25), na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), uma competição imersiva com os estudantes que participam do Recife no Mundo, programa de que oferta curso de língua inglesa e a oportunidade de intercâmbio para a Rede Municipal de Ensino do Recife. A programação marcou o segundo aulão do programa e movimentou mais de 800 estudantes de cerca de 40 escolas da rede.

A diversão tomou conta do evento com brincadeiras, dinâmicas em grupo e muita aula prática da língua inglesa. “Estou muito feliz em participar desse momento, não fui selecionada para o intercâmbio, mas o que conta mesmo é o aprendizado que estamos tendo no curso. Vamos levar para a vida com o objetivo de ir em busca de novas oportunidade”, falou a estudante da Escola Municipal em Tempo Integral Professor Nilo Pereira, Vitória Gabryelle.

Este aulão foi mais um marco no desenvolvimento linguístico e cultural dos estudantes. Com uma duração de quatro horas, a sessão foi uma imersão completa no idioma inglês, oferecendo uma experiência prática e dinâmica. Os instrutores realizaram uma aula especial que abordou diversas situações cotidianas, permitindo que os alunos utilizassem o inglês de maneira prática e contextualizada. A atividade faz parte da carga horária total de 120 horas oferecidas pelo Programa Recife no Mundo.

Renata Serpa, coordenadora do programa, destacou a relevância do aprendizado da língua inglesa para todos os participantes. "Este momento é uma oportunidade para vivenciar a prática do inglês de maneira mais lúdica, divertida e em conjunto. Entre os participantes, temos tanto os estudantes que estão prestes a ir para o intercâmbio quanto aqueles que estão concluindo o curso de inglês. O principal objetivo do programa é desenvolver e aprimorar o ensino e a aprendizagem do inglês na rede, de forma que não se resume apenas à oportunidade de estudar no exterior", afirmou.

O Programa Recife no Mundo tem como objetivo principal proporcionar uma educação de qualidade em língua inglesa para os jovens da cidade, abrindo portas para oportunidades globais. A iniciativa já é considerada um divisor de águas no cenário educacional de Recife, promovendo a inclusão e o acesso ao aprendizado de um segundo idioma para estudantes da rede pública de ensino.

Com a realização deste segundo aulão, o Programa Recife no Mundo reafirma seu compromisso com a formação integral dos alunos, investindo no desenvolvimento de competências linguísticas essenciais para o mundo contemporâneo. A participação ativa dos estudantes e a dedicação dos instrutores são fatores fundamentais para o sucesso contínuo do programa.