Competições de tênis de mesa marcam o encerramento dos Jogos Escolares do Recife 2024

imagem de Guilherme Vila Nova
Partidas aconteceram na Escola Municipal Professor José da Costa Porto; este ano, cerca de quatro mil estudantes participaram dos jogos. Fotos: Kleyvson Santos/ PCR

A Escola Municipal Professor José da Costa Porto, na comunidade do Coque, sediou as últimas disputas dos Jogos Escolares do Recife 2024. Por lá, os estudantes competiram o tênis de mesa, com times distribuídos em equipes masculinas e femininas de 12 a 14 anos. Os Jogos Escolares já se consolidaram como um dos maiores e mais importantes eventos do calendário anual da Secretaria de Educação. Este ano, cerca de quatro mil estudantes de 43 escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife participaram dos jogos. 

Ao longo dos últimos meses, os Jogos Escolares do Recife promoveram uma verdadeira celebração do esporte e da coletividade, destacando-se pela diversidade de modalidades e pela união dos estudantes e escolas. As competições deste ano contemplaram Voleibol; Queimado; Handebol; Xadrez; Atletismo; Judô; Futmesa; Tênis de Mesa; Luta Olímpica; Badminton; Futsal; e Basquete 3x3. Os estudantes desenvolveram não apenas suas habilidades atléticas, mas trabalharam também o respeito, a disciplina e o trabalho em equipe.

As últimas partidas do tênis de mesa, disputadas com grande entusiasmo pelos jovens, refletiram a energia e a dedicação que marcaram todo o evento. Tauana Pereira Santos, estudante da Escola Municipal Karla Patrícia, localizada em Boa Viagem, conheceu o esporte quando viajou para os Estado Unidos pelo Programa Recife no Mundo. “Conheci esse esporte no intercâmbio e me apaixonei. Quando vi que teria nos jogos já me inscrevi e estou muito feliz em ter participado. Este é um evento excelente e de grande importância para os alunos. Nos proporciona a oportunidade de se destacar como atleta e, quem sabe, dar os primeiros passos em um futuro”, disse a estudante, que ficou em segundo lugar na competição.  

Além de promover a prática esportiva, os Jogos Escolares do Recife teve como objetivo integrar os estudantes. Além disso, o evento serviu como um espaço para revelar novos talentos, que podem vir a representar o Recife em competições estaduais e nacionais no futuro. O sucesso da edição deste ano deixa como legado a importância de políticas públicas que fomentem o esporte nas escolas e reafirma o compromisso da Prefeitura do Recife com a educação e o bem-estar das crianças e adolescentes da cidade.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado, o engajamento dos alunos e o feedback dos professores, reforçando a importância do nosso trabalho. A gestão do esporte nas escolas não só desperta o interesse em seguir uma carreira atlética, mas também valoriza todo o processo, desde as aulas de educação física até a capacitação de professores e programas como a Bolsa Atleta. Essa dedicação ajuda os alunos a lidar com pressão, respeitar regras, construir amizades e superar vitórias e derrotas, preparando-os para o futuro”, disse Yane Marques, Secretária Executiva de Esportes na Educação.