“Ciranda da Educação Infantil” dá protagonismo a trabalhos pedagógicos desenvolvidos nas creches da Rede Municipal do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento contou com exposição de atividades e mesa de socialização entre professores. Foto: Paulo Melo/PCR

A Educação Infantil foi a grande protagonista da mostra de experiências pedagógicas desenvolvidas pelas unidades de ensino da Rede Municipal do Recife, realizada nesta segunda-feira (16), no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). O evento “Ciranda da Educação Infantil”, realizado por meio da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica, reuniu professores, gestores e coordenadores pedagógicos em uma manhã de trocas de experiências e exibição de atividades que trabalham o desenvolvimento crítico e emocional dos estudantes no dia a dia escolar. 

Além da exposição dos trabalhos, a programação contou ainda com duas mesas de socialização de experiências entre professores do berçário, Grupo III, IV e V. “É muito importante para a gente trocar experiências, aprender e ver o que está sendo vivenciado entre as unidades. Trouxemos hoje um trabalho que desenvolvemos com base na temática do ano letivo e que traz leitura, cantigas e a cultura popular, fazendo com que eles tenham esse sentimento de pertencimento com a cidade”, explicou Uindinea Pedroza, professora da Creche Municipal 8 de Março, do Ibura.  

Quem estava presente celebrou a oportunidade de prestigiar os trabalhos e enriquecer o conhecimento, podendo retornar à creche de origem com um baú cheio de ideias para aplicar no chão da escola. “Além de valorizar o trabalho dos professores, que tanto produzem em sala de aula, ainda nos permite ter uma troca com esses profissionais. O professor se planeja, se organiza e investe seu tempo na educação para ver o desenvolvimento acontecendo nas crianças. É emocionante presenciar tudo isso”, comentou Rosângela Veloso, vice-gestora da Creche Municipal 14 bis, de Boa Viagem. 

“O que a gente tem aqui é de fato uma mostra do que vem sendo realizado nas nossas unidades de Educação Infantil do Recife. Toda a construção que é feita com as crianças é voltada para que elas possam discutir temáticas como cidadania, preconceitos, alimentação, entre tantas outras coisas. Tudo isso trabalhado com muita ludicidade, em um processo a partir de brincadeiras e com produções realizadas pelas próprias crianças”, encerrou a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Ana Selva. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR