Início da Olimpíada Brasileira de Robótica dá boas vindas à Campus Party Recife 2016

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Abertura oficial da Campus Party 2016 acontece às 13h deste sábado, no Classic Hall, com participação de várias secretarias da Prefeitura do Recife. Foto: Antônio Tenório/PCR

Cerca de 330 estudantes da rede municipal de ensino do Recife disputam, até o próximo domingo (21), a etapa local da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição começou na tarde dessa sexta (19), dentro da programação da Campus Party 2016, no Classic Hall, e reúne um total de 315 equipes pernambucanas, de escolas públicas e privadas. A OBR local vale vaga para a fase nacional, que também será realizada no Recife, de 7 a 12 de outubro, numa edição especial em comemoração aos dez anos do evento. A entrada é gratuita e aberta ao público. Neste sábado, às 10h30, no Classic Hall, representantes da Campus Party e da Prefeitura do Recife participam de entrevista coletiva, antes da abertura oficial da Campus Party, a partir das 13h.

A rede municipal de ensino está representada por 84 times de 32 escolas. A equipe Max Ação, da Escola Municipal Mário Melo, foi uma das primeiras a entrar em ação. E o aluno Douglas Roberto, do 6º ano, ficou animado com o desempenho do time. "Foi muito bom, fizemos tudo no tempo certo. Acho que temos chance de passar para a próxima fase", avalia o estudante, que já participou de uma competição preparatória na Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Nóbrega, no bairro da Soledade. 

A aluna Wanny Clara, 14 anos, do 9º Ano da Escola Municipal Antônio Heráclio do Rêgo, não escondia o nervosismo antes de sua equipe, denominada Heratec, entrar na disputa. "Fiquei mais estudiosa e minhas notas melhoraram desde que comecei a estudar robótica. Trabalhar com os robôs ajuda muito na sala. Já estou mais experiente, porque participei da competição da First Lego League (FLL), ficando em primeiro lugar na etapa local e em 21ª na nacional, que aconteceu em Natal. Agora estamos aqui para sermos campeões". 

"Estou me desenvolvendo muito mais com a robótica, que faz os colegas ficarem mais unidos. Queremos ganhar a Olimpíada e nosso robozinho está dando orgulho! Nós fizemos a montagem e nosso professor ensinou a programação. Está sendo uma experiência muito interessante", conta a estudante Larissa Fernandes, do 8º ano da Escola Municipal André de Melo. Ela integra a equipe Os Guerreiros com outros três alunos.

EVENTO A Olimpíada Brasileira de Robótica continua neste sábado (19), das 9h às 20h, e no domingo (21), a partir das 7h. Logo em seguida, das 11h às 14h, as 20 equipes melhores classificadas disputam a fase final, sendo dez do Nível 1 (Ensino Fundamental) e dez do Nível 2 (Ensinos Médio e Técnico). "A Prefeitura do Recife nunca teve uma participação tão grande numa etapa local da OBR. Nossos alunos estão cada vez mais preparados e com certeza participarão da fase nacional, daqui a dois meses", afirma o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira.

Programa Robótica na Escola já beneficia mais de 73 mil alunos da rede municipal. "Como os professores e estudantes estão bem preparados, temos obtido ótimos resultados. As crianças vibram com esse tipo de atividade", complementa o professor  Francisco Luiz dos Santos, secretário-executivo de Tecnologia na Educação. 

O destaque da rede municipal na OBR é a equipe da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, na Várzea, atual campeã nacional da olimpíada e oitava colocada na RoboCup, campeonato mundial de robótica disputado no mês passado, na Alemanha. O time deste ano é formado pelos alunos Maria Eduarda Barbosa, Paulo Poan e Miguel Silva, que estão entre o 7º e o 8º ano e disputaram a Robocup. Eles entram na disputa na manhã do domingo.

IMPRENSA MIRIM - Quem já estava a postos para não perder nenhum detalhe da OBR era a equipe do projeto Imprensa Mirim, que vai registrar toda a Campus Party 2016 em foto, vídeo, rádio e texto. São 15 estudantes das Escolas Municipais Pedro Augusto e Reitor João Alfredo, divididos em três equipes. "É a primeira vez que participamos. Está sendo uma experiência incrível, que levaremos para toda a vida", afirma a aluna Maria Clara, da Escola Pedro Augusto.

Sua colega Monik Kessia explica que os integrantes da equipe passaram por um treinamento, durante três dias, no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania da Secretaria de Educação do Recife (Cetec). "Depois complementamos a preparação lá na escola", conta. O material será disponibilizado no portal da Educação da Prefeitura do Recife (www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br).

ABERTURA Assim como aconteceu em 2015, a cerimônia de abertura da Campus Party, que acontece das 13h às 14h deste sábado, contará com apresentação dos robôs humanoides NAO programados por estudantes da rede municipal. O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, participa da abertura oficial da OBR, às 15h, falando sobre a participação dos alunos da rede municipal no evento.

Em seguida, das 16h às 17h, a equipe da Escola Municipal Rodolfo Aureliano ministrará uma oficina sobre a Robótica de Encaixe (Lego), com o tema "Robô Seguidor", modalidade em que competiram na OBR e RoboCup. O professor Cid Espíndola, que treinou a equipe, estará presente. Além disso, a pasta traz uma oficina sobre a programação dos robôs humanoides NAO, das 10h às 12h do domingo, na Sala de Educação Digital. 

ATIVIDADES - Além da Secretaria de Educação do Recife, este ano, as pastas municipais envolvidas na feira são Meio Ambiente e Sustentabilidade; Turismo e Lazer; Fundação de Cultura; Empresa Municipal de Informática (Emprel) e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; todas coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo.

A Prefeitura do Recife mais uma vez investe em tecnologia e inovação na Campus Party 2016. Com um formato diferente, a Campus Weekend, as ações da gestão estão descentralizadas e com foco nas mudanças positivas que as inovações tecnológicas podem trazer para a cidade. Desafios como o Hacker Cidadão e o EcoRecife continuam presentes na programação da feira junto a palestras e inclusão digital para idosos.

Além de promover a articulação da feira, a Secretaria de Empreendedorismo traz uma palestra sobre como as revoluções tecnológicas e sociais mudarão o mundo daqui a 15 anos. O evento será neste sábado, às 21h, na Arena (espaço voltado ao público pagante), com o consultor de futurismo do Porto Digital, Jacques Barcia. 

Também será promovido um workshop Prototipando o Futuro, com o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (L.O.U.Co) do Porto Digital. A oficina combina estudos do futuro, design thinking e ficção científica para gerar ideias de soluções orientadas ao futuro. O Workshop será realizado na Arena, neste sábado, das 11h às 12h30. 

Cerca de quarenta idosos do projeto Navegar é Preciso, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, farão uma visita guiada à feira e irão participar de oficinas de inclusão digital. A atividade está marcada para às 14h deste sábado. Logo após, será a vez de vinte adolescentes em cumprimento de liberdade assistida conhecerem a Campus e entrarem nas oficinas de inclusão digital.

Na área externa do Classic Hall, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel, da Secretaria de Turismo e Lazer, estará disponível para tirar as dúvidas dos turistas e informar sobre os principais pontos turísticos da cidade. E, para animar os campuseiros, a Escola de Frevo do Recife fará uma apresentação, no domingo, às 6h.

HACKER CIDADÃO Este ano, o tema do Hacker Cidadão, uma maratona de programação promovida pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), é Internet das Coisas (IoT). Os campuseiros irão utilizar os dados do Portal Dados Abertos da PCR junto à tecnologia de sensores para criar soluções para a cidade. As cinco equipes finalistas (Ichoveu, Bike Data, Seco, Rota Verde e Ei!) foram selecionadas no fim de semana passado e farão a apresentação final na Campus Party Weekend, neste domingo, quando serão escolhidos os três melhores trabalhos. O conceito de IoT presume que objetos podem gerar informações através da ligação com a internet. A partir dessa ideia, as equipes terão que desenvolver aplicativos (mobile ou web) ou um software embarcado aplicado a algum elemento.

MEIO AMBIENTE O Desafio EcoRecife é uma outra ação da Prefeitura. Realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, o concurso visa premiar os melhores jogos digitais com foco no meio ambiente. O lançamento da terceira edição do EcoRecife será neste sábado, às 15h, no palco Inovação, na Arena. Os trabalhos serão desenvolvidos ao longo de três meses e R$ 60 mil serão distribuídos em prêmios para os vencedores.

Além disto, para quem se interessa pela carreira de desenvolvedor de jogos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente preparou uma palestra com a temática dos jogos digitais. Os projetos de livros gamificados que trabalham conceitos de educação ambiental como a Turma do Mangue e Tal PlayBook serão debatidos com os participantes. A palestra será no dia 20, às 17h, na Sala de Educação Digital.

 

PROGRAMAÇÃO DA PREFEITURA DO RECIFE NA CAMPUS PARTY 2016


Sábado (20/08)

 

9h às 20h - Disputas da OBR

10h30 Coletiva da Campus Party com participação de secretários da PCR

13h Abertura da Campus Party, com apresentação dos robôs humanoides do Programa Robótica na Escola, da PCR

13h - Workshop Prototipando o Futuro, com o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (L.O.U.Co), do Porto Digital

14h - Visitas guiadas de idosos e adolescentes em liberdade assistida

15h - Palestra do Secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira

15h - Lançamento do Desafio EcoRecife

16h - Oficina de Robótica com a equipe da Escola Municipal Rodolfo Aureliano

17h Palestras sobre jogos digitais

21h - Palestra: O futuro será estranho

 

Domingo (21/08)

 

6h - Apresentação de frevo - Virada Cultural

7h às 14h - Disputas da OBR

10h - Oficina de programação do robô humanoide NAO

10h - Hackathon Hacker Cidadão

11h - Workshop: Prototipando para o Futuro

14h - Encerramento da fase final da OBR