Ciclo de reuniões de Pactuação de Metas 2024 começou nesta terça-feira (21)

imagem de Guilherme Vila Nova
Encontro contou com a participação de gestores e vice-gestores da Gerência Regional de Educação Sul Foto: Paulo Melo / PCR

A Secretaria de Educação do Recife deu início, nesta terça-feira (21), às reuniões de Pactuação de Metas 2024. A ação, que faz parte do calendário anual da pasta, é um momento muito importante para o planejamento de estratégias que visam o avanço e o fortalecimento da educação do Recife. Para este primeiro encontro, o secretário Fred Amancio convocou os gestores e vice-gestores da Gerência Regional de Educação Sul. O encontro aconteceu no auditório Dom Hélder Câmara, na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena.

Kátia Olavo, gestora da regional, falou sobre a importância desse momento para continuar a oferta de uma educação de qualidade. “Nós não tínhamos essa prática de pactuar metas. A partir da implementação desses encontros, a gente começou a perceber os gestores mais conscientes da necessidade da análise desses resultados alcançados. A pactuação é o fechamento do que a gente tem projetado e precisa para ofertar uma educação de qualidade e que, consequentemente, se reflete nos números e nos resultados.”, disse.

Fred Amancio abriu a reunião agradecendo o empenho de todos os que fazem a comunidade escolar da Regional Sul e destacando os avanços e conquistas dos últimos anos. “Estamos muito felizes em estarmos aqui, hoje, dando início a este ciclo de reuniões de Pactuação de Metas, que é uma agenda que tem um papel estratégico fundamental dentro da Secretaria de Educação. Começamos há dois anos e já entendemos que pactuar metas é muito importante onde os resultados são explanados e analisados, além das dúvidas que tiramos ao longo da nossa conversa. É um momento bastante estratégico para falarmos também das metas que foram estabelecidas para este ano”, destacou o secretário.

Durante a sua apresentação, Amancio destacou também as atividades que a atual gestão da capital pernambucana realizou ao longo do ano de 2023, como a entrega de novas escolas e creches, lançamentos de programas, a exemplo do Recife no Mundo, e a realização do maior concurso público para professores da história do Recife. O ano de 2023 contabilizou ainda investimentos na área de tecnologia e inovação, como o Clube de Programação, o Festival de Programação e Robótica e o Festival de Invenção e Criatividade (FIC). O gestor mencionou também a implantação do Centro de Referência da Primeira Infância do Recife (CRIAR), inaugurado durante a programação da Semana do Bebê.

Além do secretário Fred, a reunião de Pactuação de Metas contou com momentos de diálogo com os secretários executivos de Planejamento e Coordenação e Gestão Pedagógica, Severino Andrade e Ana Selva, respectivamente. Os próximos encontros acontecem nos dias 24, 28 e 29 deste mês.