Centro de Atendimento ao Servidor completa um ano de promoção de saúde e bem-estar para profissionais da Educação do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Atendimentos psicológicos, fitoterápicos, nutricionais e massoterapêuticos são alguns dos serviços ofertados aos servidores; Mais de 3 mil atendimentos já foram realizados/ Fotos: Paulo Melo/ PCR

O Centro de Atendimento ao Servidor da Educação do Recife (CASER), localizado no bairro do Pina, está comemorando um ano de atividades. Desde a sua inauguração, em maio de 2023, o CASER já realizou mais de três mil atendimentos psicológicos, fitoterápicos, nutricionais, entre outros, tornando-se um pilar fundamental para a programação de saúde e bem-estar dos profissionais da Educação do Recife. O espaço oferece ainda cursos e atividades de convivência e relaxamento.

O espaço faz parte do Programa Bem-Estar na Educação, uma iniciativa criada para fomentar ações de autocuidado, saúde integral e bem-estar para os servidores da educação no Recife. Lançado em 2021 como uma política governamental da Prefeitura do Recife, e corodenada pela Secretaria de Educação, o programa oferece uma gama diversificada de serviços para os servidores da educação.

“Hoje é um dia especial, o primeiro aniversário do CASER, um espaço dedicado a oferecer um atendimento diferenciado para todos os nossos servidores. Ao olhar para trás, podemos ver quantas vidas foram transformadas aqui. Estou muito feliz e desejo que este espaço continue crescendo e impactando positivamente a vida de muitas pessoas. Vamos trabalhar para fortalecer ainda mais esse serviço e garantir que possamos sempre fazer a diferença para todos que precisam”, disse Fred Amancio, secretário de Educação do Recife.

Os serviços disponíveis no Caser atendem às variadas necessidades dos profissionais da educação. Os servidores podem contar com atendimentos psicológicos, fonoterápicos, fisioterapêuticos, nutricionais, massoterapêuticos e musicoterapêuticos. Além disso, o programa inclui atividades de educação permanente em saúde, voltadas para a prevenção de problemas físicos e mentais, que também são realizadas nas unidades de ensino.

Para a Gerente Geral de Atenção ao Servidor, Maria Costa, o CASER representa muito mais que um espaço bonito. "Este é um espaço de grande importância para a Rede Municipal do Recife. Foi o resultado de uma combinação de ideias que deram origem a este equipamento tão valioso para os servidores. Aqui, não é apenas um local bonito, mas um espaço de apoio e suporte. Cultivamos uma relação muito próxima e afetiva, oferecendo um cuidado integral. Somos o primeiro município a contar com um equipamento assim, e isso nos enche de orgulho e felicidade ao celebrarmos seu primeiro aniversário", falou.

Em apenas um ano de atividades, o crescimento do espaço tem sido observado através do número de atendimento e pelo feedback positivos dos profissionais. O CASER se firmou como um ponto de referência para aqueles que buscam cuidados de saúde especializados e de alta qualidade. “Acho incrível o atendimento aqui no Centro, é um suporte muito importante para todos nós que transforma realmente a nossa vida. Levar o centro para dentro das escolas também é uma iniciativa muito boa, a minha escola foi contemplada e a experiência foi muito positiva. Estou muito feliz em ter esse apoio”, destacou Sandra Bonifácio, gestora da Escola Municipal André de Melo.

A cerimônia de aniversário do Centro de Atendimento ao Servidor contou com a apresentação de um coral - grupo formado a partir das atividades de musicoterapia oferecidas no espaço. Foi a primeira apresentação em público. Os participantes do coral são formados por professores, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e demais profissionais da educação. Magda Clarisse de Oliveira, diretora da Escola Municipal Mércia de Albuquerque Ferreira, é a maestrina do coral e ficou emocionada com a primeira apresentação. "A musicoterapia, juntamente com o coral, proporciona um momento de grande felicidade para os participantes. Hoje foi um desses momentos especiais, muito gratificante. Este é apenas o começo, mas já foi bastante positivo. Com nosso coral, conseguimos cumprir a proposta de proporcionar bem-estar aos professores", afirmou Magda.

“Neste aniversário de um ano, celebramos o sucesso do CASER e reafirmamos o compromisso de continuar promovendo saúde e bem-estar para todos os profissionais da educação do Recife. O caminho está sendo trilhado com dedicação e a comunidade escolar é a principal beneficiada por essas ações. Que venham mais anos de sucesso e compromisso com a saúde e o bem-estar dos servidores da educação”, enfatizou George Vieira, gerente do Programa Bem-Estar na Educação.

Todos os serviços do Bem-Estar estão disponíveis no perfil oficial do programa no instagram. Basta acessar o link na bio da página (@bemestareducacaorecife) e fazer a solicitação do atendimento.