Aulas da Rede Municipal de Ensino do Recife começam nesta quarta-feira (5)

imagem de Guilherme Vila Nova
Mais de 106 mil estudantes retornam às salas de aula; ano letivo de 2025 trabalhará o tema Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade: tecendo práticas para a construção de uma sociedade consciente. Fotos: Kleyvson Santos/PCR

As aulas da Rede Municipal de Ensino do Recife começam nesta quarta-feira (5) e as 423 unidades escolares - escolas e creches - estão prontas para acolher os mais de 106 mil estudantes matriculados para o ano letivo de 2025. Equipes de gestão e a Secretaria de Educação do Recife se prepararam ao longo do mês de janeiro para deixar tudo pronto para o acolhimento dos estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais. Formações e planejamento estratégicos foram algumas das atividades realizadas para este início de ano letivo.

A expectativa para a chegada dos estudantes é grande. “Estamos muito contentes com este início do ano letivo. Passamos o mês de janeiro inteiro realizando diversas intervenções nas nossas unidades para deixar tudo pronto para o início das aulas. Estamos na expectativa também deste novo início de gestão, compreendendo o ciclo 2025 até 2028, e o prefeito João Campos já deu as diretrizes dos nossos principais desafios para os próximos quatro anos, um deles é triplicar a oferta de vagas em creches. E a gente já começa este ano letivo em ritmo acelerado com três novas creches, contemplando os bairros da Mangabeira, Linha do Tiro e Mustardinha. Isso significa começar os dias letivos com cerca de três crianças a mais estudando, um aumento de 40% na oferta de vagas de creche. E temos também muitas ações previstas já para este primeiro semestre”, adianta o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

 

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino do Recife conta com mais de 9 mil servidores, contemplando gestores, professores, coordenadores pedagógicos, auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs), agentes de apoio ao desenvolvimento escolar especial (AADEE), Auxiliar Administrativo Escolar (AAE) e demais profissionais. “É importante ressaltar que todos esses profissionais possuem um calendário contínuo de formações que visam melhorar cada vez mais o desempenho em sala de aula, com o único objetivo de proporcionar um ensino de qualidade aos nossos estudantes, além da garantir o aperfeiçoamento constante das atividades realizadas dentro das nossas unidades escolares”, diz Amancio. 

 

Para o ano letivo de 2025, a Rede Municipal de Ensino do Recife vai trabalhar o tema “Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade: tecendo práticas para  a construção de uma sociedade consciente”. O tema foi escolhido pelos servidores da educação, reforçando a importância de formar cidadãos responsáveis pelo planeta e pelas relações humanas, e será trabalhada ao longo do ano, por meio de ações e projetos pedagógicos, a fim de colocar a temática em uma roda contínua de discussão, oportunizando momentos de reflexão e aprendizado. O tema também está alinhado ao Brasil sediar a COP 30, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em Belém, em novembro deste ano.

 

Os pais e responsáveis podem acompanhar o dia a dia da escola por meio de grupos de whatsapp que as unidades disponibilizam para a comunidade escolar. Por lá, gestores e professores compartilham avisos, atividades extraclasse e outros assuntos. 


USO DOS CELULARES NAS ESCOLAS - Em janeiro deste ano, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, sancionou a Lei nº 15100/2025, que restringe o uso de aparelhos celular nas escolas durante as aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. No entanto, a vedação não se aplica ao uso pedagógico desses dispositivos, assegurando também o uso para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais. 

 

“A gente já vem fazendo uma série de conversas com as nossas escolas acerca deste assunto. É importante ressaltarmos que a lei não prevê punição aos estudantes. Temos que deixar bem claro isso. Diante deste contexto, ao longo dos próximos meses, conforme orientações do Ministério da Educação, estaremos realizando um grande e forte trabalho de conscientização com os estudantes e professores, dialogando com eles, a fim de fortalecer ainda mais as relações entre eles, bem como melhorar o desenvolvimento e interação, principalmente entre os estudantes. Além disso, as nossas unidades escolares já estão trabalhando no planejamento de atividades que foquem nestas orientações”, conclui o secretário.