Aulão inaugural do Ondatec 2024 reúne mais de 1700 estudantes na Concha Acústica da UFPE

imagem de Guilherme Vila Nova
Encontro visa preparar os jovens para seleções nas ETEs e IFPE. Fotos: Paulo Melo/PCR

Neste sábado (29), a Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi palco do primeiro aulão do Ondatec 2024. Realizado para estudantes dos 9ºs anos da Rede Municipal de Ensino do Recife que desejam ingressar nas Escolas Técnicas Estaduais e Institutos Federais, o aulão contou com uma programação especial que incluiu aulas dos componentes curriculares de matemática e português, além de uma apresentação cultural.

O aulão foi organizado pela equipe da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica e reuniu cerca de 1700 estudantes. As atividades preparatórias do Ondatec visam incentivar os alunos na preparação técnica, oferecendo conteúdos adicionais no contraturno, para assegurar que tenham uma formação robusta e estejam bem preparados para enfrentar e superar as seletivas que desejam .É importante destacar que o programa também contempla os estudantes dos programas de correção de fluxo da rede, como o Travessia e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Estamos iniciando o Ondatec 2024 com muitas perspectivas para nossos alunos para que eles possam ingressar bem no ensino médio. Nesse aulão inaugural estamos envolvendo os 10 polos,  cerca de 1700 estudantes e 20 professores de português e matemática. Então, qé um momento grandioso, para dizer que a gente acredita nesses jovens e para que eles possam ter sucesso naquilo que desejam”, declarou Neuza Pontes, gerente geral de Educação Integral.

Além das aulas, os participantes foram agraciados com uma apresentação cultural de acolhimento promovida pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC). Com o tema “Vivência Junina”, o espetáculo trouxe um pouco da riqueza das tradições nordestinas para o evento, com danças e músicas, criando um ambiente acolhedor e festivo.

“Eu tenho muita vontade de estudar na escola técnica e fazer o curso de meio ambiente, e através dos meus estudos ter uma oportunidade melhor de emprego. O Ondatec é uma ótima oportunidade, aqui conseguimos tirar as dúvidas e aprender ainda mais, estou gostando muito de fazer parte desse time”, falou o estudante da Escola Municipal em Tempo Integral Divino Espírito Santo, Arthur Muniz de Jesus.

Para a jovem Lívia Barbosa, da EMTI Nadir Colaço, localizada na Macaxeira, o Ondatec, além de ser um preparatório, é um momento de troca de conhecimento. “Meu sonho é fazer designer de interiores e o que eu puder me preparar para enfrentar as provas eu vou fazer. Estar participando desse programa é muito bom, a troca de conhecimento com outros colegas de outras escolas ajuda muito no aprendizado e o Ondatec também nos dá essa oportunidade”, disse.

O Ondatec 2024 vai realizar mais sete aulões que acontecerão quinzenalmente, sempre aos sábados, visando preparar da melhor forma possível, os estudantes para os desafios das provas de seleção.

“É uma grande alegria estar aqui hoje, iniciando mais um ciclo do Ondatec. Este programa é essencial para preparar nossos jovens para ingressarem nas ETEs e IFs, além de os preparar para o ensino médio. É um trabalho dedicado ao fortalecimento das aprendizagens, marcando o último ano deste importante ciclo do ensino fundamental”, ressaltou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.