Animadores culturais da Rede Municipal do Recife participam de Encontro de Formação de Férias

imagem de Guilherme Vila Nova
Ação iniciou na última segunda (18) e segue até o sábado (23) levando oficinas e palestras para as equipes. Foto: Paulo Melo/PCR

Enquanto os estudantes da Rede Municipal de Ensino aproveitam as férias para descansar, a equipe de animadores culturais da Prefeitura do Recife utilizam esse período para melhorar suas técnicas e desenvolver melhores métodos para atingir essas crianças e jovens por meio da cultura. Entre a segunda-feira (18) e o próximo sábado (23), a Escola Municipal Reitor João Alfredo recebe o Encontro de Formação de Férias, promovido pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC), da Secretaria de Educação.

O projeto tem como intuito capacitar os animadores culturais, oferecendo a preparação necessária para ajudá-los na carreira profissional e no desempenho das funções dentro das escolas da rede. Além disso, a formação ainda possui o propósito de trabalhar a saúde mental dos participantes, buscando aguçar a organização de ideias e direcionamentos artísticos, a fim de facilitar os processos de formação profissional, artística e pedagógica.

A programação contará com seis oficinas ofertadas ao longo da formação por diferentes palestrantes: Relações intra/interpessoais (Andreza Cavalcanti); Vulnerabilidade Social (Chiquinho); Dança Popular e Corpo (Ana Miranda); Teatro (Anderson Abreu); Jogos e Brincadeiras (Jonatas Reis) e Capoeira (Mônica Beltrão). As oficinas oferecem aos animadores a oportunidade de desenvolver habilidades de novas práticas e vivências voltadas para o âmbito escolar, proporcionar momentos de interação em grupo e desenvolvimento intelectual. 

“Fortalecer a cultura e trocar saberes é de suma importância para toda e qualquer formação, porque esse trabalho é transformador e mexe com a pessoa em lugares que só a cultura consegue. Esses adolescentes são agentes multiplicadores de arte e,por consequência, serão responsáveis por novos pensamentos, discussões críticas e pelo fortalecimento de um povo”, explicou a formadora Ana Miranda. 

Para Alexsandra Marta, estagiária da Escola Municipal Nadir Colaço, estar participando das oficinas tem trazido uma visão transformadora. “Me sinto honrada em fazer parte do programa de animação do NAC. A arte mudou a minha visão de mundo e com certeza vai mudar o olhar dessas crianças que estão sendo abraçadas por esse núcleo tão importante. Esta é uma capacitação maravilhosa e que só tem a acrescentar”, compartilhou.

“O Encontro de Férias do NAC é um momento muito importante de formação para essa garotada. São estagiários de arte que estão nas escolas da rede desenvolvendo trabalhos com os nossos estudantes. Essa formação acaba sendo uma via de mão dupla, porque aperfeiçoamos esses animadores e depois eles vão para as escolas multiplicar tudo o que aprenderam nesse período”, destacou Genivaldo Francisco, gestor do NAC. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR