Quadrilhão da Educação do Recife reúne mais de 550 estudantes e lota o Sítio Trindade

imagem de Guilherme Vila Nova
Apresentação aconteceu no Pavilhão das Quadrilhas; evento foi uma celebração das festas juninas abrangendo todas as nuances culturais da região. Foto: Paulo Melo/PCR

ALAVANTÚ! Na tarde desta sexta-feira (28), mais de 550 estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife lotaram o Pavilhão das Quadrilhas, no Sítio Trindade, em Casa Amarela, para a grande apresentação do Quadrilhão da Educação. Este ano, com o tema “Quadrilhando Saberes - Os Brincantes da Educação”, celebrou a pluralidade e a inclusão, fazendo uma grande campanha em respeito às diferenças. O arraial garantiu espaços compartilhados e equitativos, refletindo a essência do ciclo junino. 

O objetivo do evento foi proporcionar um dia de vivências lúdicas e o resgate das tradições nordestinas. A programação incluiu apresentações teatrais, quadrilhas e diversas atividades recreativas, onde os protagonistas foram os próprios estudantes. A iniciativa visa fortalecer o vínculo dos alunos com a cultura local, promovendo o aprendizado através de práticas lúdicas e culturais.

Genivaldo Francisco, gestor do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria de Educação do Recife, estava emocionado com o brilho e o encanto que tomaram conta do Sítio Trindade. “Estamos no oitavo quadrilhão e a importância desse momento é trazer para os estudantes os valores da festa junina, celebrar com eles a cultura popular. É uma ação desenvolvida pelo Programa de Animação Cultural, onde é trabalhado com eles durante os meses de maio e junho toda a tradição do ciclo junino. É um momento de muita alegria”, disse. 

“Participar deste momento foi incrível, uma energia surreal, tudo muito lindo. Esse foi o primeiro ano que participei, passar por todas as etapas foi bem interessante, aprendemos sobre cultura, festejos juninos e coreografias, por exemplo, sempre com muita dedicação. Eu amei participar”, declarou Maria Vitória da Silva, estudante da Escola Municipal José da Costa Porto.

Com um enfoque na valorização da diversidade e na criação de um ambiente de respeito mútuo, o "Quadrilhando Saberes" celebra as festas juninas de uma maneira que abrange todas as nuances culturais da região. Este encontro não só enaltece as tradições nordestinas, mas também proporciona um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes.

O evento é um marco no calendário escolar e cultural, oferecendo uma tarde repleta de diversão, aprendizado e celebração da identidade nordestina. A presença de todos os envolvidos, desde os estudantes até os educadores e os familiares, reforçou o sentido de comunidade e pertencimento, tornando o "Quadrilhando Saberes - Os Brincantes da Educação" um verdadeiro exemplo de educação inclusiva e culturalmente rica.

O secretário de Educação, Fred Amancio, esteve na apresentação e ficou encantado com a energia dos estudantes. “É muito bonito e emocionante ver o quadrilhão, ver o trabalho que foi feito individualmente nas escolas e depois ver esse resultado incrível. É um momento de comemoração da nossa cultura, mas também de muito envolvimento das escolas. Estão de parabéns”, concluiu. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR