Prefeitura do Recife entrega nova sede da Escola Municipal Abílio Gomes

imagem de Guilherme Vila Nova
Unidade de ensino na comunidade de Entra Apulso, em Boa Viagem, foi construída do zero com toda estrutura e conforto para acolher os estudantes da Rede Municipal. Foto: Rodolfo Loepert/PCR
Uma escola totalmente nova. É assim que a Prefeitura do Recife entregou a nova sede da Escola Municipal Abílio Gomes, localizada na comunidade Entra Apulso, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A construção do novo prédio, que foi totalmente planejado e erguido do zero, faz parte do Programa Escola no Grau, que tem como objetivo melhorar e modernizar a infraestrutura da Rede Municipal de Ensino do Recife, realizando requalificações e construções de novas sedes e novas unidades em todas as regiões da capital pernambucana. A entrega do novo equipamento aconteceu nesta terça-feira (25), com a presença do prefeito do Recife, João Campos, e do secretário de Educação, Fred Amancio. Durante o evento, João Campos ainda anunciou que o antigo prédio da Escola Abílio Gomes será transformado em uma creche para a comunidade.

"Prometemos dobrar o número de vagas de creches em quatro anos e realizamos essa promessa. Agora, estamos dobrando a quantidade de vagas da Escola Municipal Abílio Gomes, a maior que já entregamos até hoje, para garantir que todas as crianças dos anos iniciais de ensino da comunidade de Entra Apulso tenham uma vaga garantida. Também vamos transformar a antiga sede da escola em uma nova creche para a comunidade, para expandir ainda mais a nossa rede e ultrapassar as 7,5 mil vagas já entregues. Essas unidades não vão deixar a desejar para nenhuma escola privada da cidade e isso é fruto do trabalho diário que realizamos para fortalecer a educação do nosso município", afirmou João Campos.

Com investimentos na ordem de R$ 3,8 milhões, a nova sede da Escola Municipal Abílio Gomes dispõe de três pavimentos interligados por rampas e distribuídos da seguinte forma: 13 salas de aula; Biblioteca e Sala Multiuso; Sala de Recursos Multifuncionais; Banheiros, incluindo os de acessibilidade; Secretaria; Arquivo; Direção; Coordenação; Sala de Professores; Cozinha com Despensa e depósito; Refeitório; Copa para funcionários; Área de Serviços; Depósitos de material e limpeza; Casa do Lixo; e Casa do Gás. O prédio ainda conta com a climatização em todas as salas e rede lógica.

Mayra Santos, 32, é mãe de Nicolas Miguel, aluno do terceiro ano, e representante das mães no Conselho Fiscal Da escola. Ela explicou que a entrega do equipamento era um sonho antigo da comunidade e comemorou a nova estrutura. "A nova escola ficou perfeita, ela veio de uma luta constante da comunidade por uma escola melhor para os nossos filhos e realmente ficou muito boa. Agora, mais crianças da Entra Apulso vão poder estudar nela e essa era a expectativa. Antes, o prédio antigo não tinha nem mesmo um refeitório, agora têm salas diferentes para cada necessidade dos alunos, isso tudo é muito gratificante. Além do meu filho, também tenho um sobrinho que vai estudar aqui e estou muito feliz porque, além deles aprenderem, vão usufruir de todo o espaço", disse ela.
Atualmente, a unidade de ensino atende cerca de 290 estudantes, que estão divididos entre o Ensino Fundamental Anos Iniciais - turmas do 1º ao 5º ano - e Educação de Jovens e Adultos. Com a mudança para o novo equipamento, a escola terá capacidade de acolher cerca de 680 estudantes, mais do que dobrando sua capacidade atual. A comunidade escolar poderá desfrutar de um ambiente muito mais confortável e moderno, propício para o melhor desenvolvimento do trabalho e da aprendizagem das crianças.

“É com muita alegria que realizamos a entrega da nova sede da Escola Municipal Abílio Gomes, aqui na comunidade Entra Apulso, no bairro de Boa Viagem. Este novo prédio é um sonho antigo da comunidade escolar e hoje a gente pode comemorar com eles a realização deste sonho. Agora, os estudantes e professores contarão com um prédio com o padrão que queremos para todas as unidades da Rede Municipal de Ensino do Recife, oferecendo total conforto para todos os que irão usufruir das instalações no dia a dia”, celebra o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

ESCOLA NO GRAU - Essa obra faz parte do Programa Escola no Grau, da Prefeitura do Recife, A iniciativa possui cinco grandes eixos: ampliações, requalificações, construção de novas unidades educacionais, construção de quadras cobertas e construção de novas sedes, tornando a Rede Municipal de Ensino do Recife ainda mais confortável, segura e atrativa para profissionais e estudantes. Com investimentos na ordem de R$ 200 milhões de reais, a iniciativa vai requalificar 200 escolas e creches.
Fotos: Paulo Melo/PCR